terça-feira, 2 de março de 2010

Lauro César Muniz: “Acho que Poder Paralelo daria dignidade à Globo”. Confira entrevista:

Por TVXTV

Aos 72 anos completos em 2010, Lauro César Muniz é um dos principais autores de novelas do país. Construiu uma sólida carreira na Rede Globo, no período áureo da emissora em que a alta cúpula sempre optava por folhetins de qualidades sem preocupar-se com o resultado da audiência. Escreveu obras de sucesso como O Casarão, Transas e Caretas, O Salvador da Pátria e Sonho Meu, todos pela Rede Globo.

Atualmente pertence ao time de autores da Rede Record, onde já está terminando sua segunda novela. Escreveu Cidadão Brasileiro, novela que, dizem, foi a responsável pela mudança de emissora, e agora está terminando Poder Paralelo, principal audiência da emissora e principal audiência fora da Globo.

Com muita simpatia, Lauro César nos concedeu uma entrevista esclarecedora, divertida e muito inteligente. Como é uma entrevista longa, nós a dividimos em 03 partes para não ficar muito longa. Confira agora a entrevista com Lauro César Muniz:

TVxTV: Obrigado por aceitar a participar da entrevista:

Lauro: Seu convite é irrecusável. Você escreveu: “…considero o gênero muito interessante e uma das mais belas artes do país, sou fã de carteirinha de seu trabalho em Poder Paralelo – considero a 2ª melhor novela da história da teledramaturgia e, disparada, a melhor novela no ar atualmente.”

TVxTV: Qual o sentimento em saber que, mesmo com tantas mudanças de horário, Poder Paralelo é o programa mais visto fora da Globo, em média pelos brasileiros?

Lauro: As mudanças me machucaram muito. Nosso horário sacramentado era às 22 horas. Hoje entramos por volta de 23 horas e frequentemente terminamos depois de meia noite. Há uma queda de 15% de aparelhos ligados durante a exibição de Poder Paralelo, porque o público tem obrigações no dia seguinte, bem cedo. Ao liderar a programação da TV Record neste horário me sinto recompensado.

TVxTV: Tanto em Cidadão Brasileiro como em Poder Paralelo vemos que o foco do roteiro é para um protagonista homem. Você prefere centrar a história para homem do que para mulher?

Lauro: Cidadão Brasileiro é a história de um homem que se fez por conta própria na década de 50. Poder Paralelo é a história da vendetta, de um homem que perde a mulher e as filhas em um atentado mafioso. Os temas pediam um protagonista masculino, assim como Zazá pedia uma mulher fantástica e Chiquinha Gonzaga retratava a história real de uma grande compositora popular brasileira… Carinhoso era a história de Cecília, também uma mulher… Cada história pede um enfoque…

TVxTV: Quando e como surgiu a idéia para adaptar “Honra ou Vendetta” de Sílvio Lancellotti para a TV? Você conversa com o autor do livro para definir os rumos dos personagens?

Lauro: A primeira idéia foi fazer uma minissérie a partir do livro do Sílvio. Essa idéia é muito antiga, do início da década de 90. Nessa época falei muito com o Sílvio. Quando surgiu a oportunidade de se fazer a novela, voltamos a nos falar porque eu precisava que ele entendesse que a partir do livro eu não tinha material para uma novela, por causa da extensão. Precisaria criar muitas outras personagens. Ele entendeu e topou. Então criei o Bruno, a Fernanda, a Maura, e tantas outras personagens. Durante a novela não tive tempo de conversar com ele, mas trocamos muito e-mails muito bons! Ele gosta da novela!

TVxTV: Suas personagens não são certinhas como a maior parte das mocinhas típicas. Fernanda Lira não tem pudor, aceitou ser amante por duas vezes, apenas baseando-se em seus próprios sentimentos. Você não tem medo de haver rejeição do público com personagens assim?

Lauro: Não houve rejeição à Fernanda. Nenhuma. A Paloma Duarte é uma grande atriz e não há ninguém que não se fascine pelo trabalho dela em Poder Paralelo.

TVxTV: Antes de mudar de emissora, havia de sua parte algum preconceito quanto a qualidade de uma produção fora da TV Globo?

Lauro: Havia. Não era preconceito, mas a realidade histórica deste país. Nenhuma emissora conseguiu se igualar à TV Globo em telenovelas. Mas acreditei na TV Record e está dando certo. As novelas da Record hoje têm uma ambição temática bastante superior às novelas da Globo. Com relação à produção ainda há uma distância que a cada ano vai diminuindo. A Globo precisa exigir mais de seus autores.

TVxTV: Qual a principal diferença entre escrever uma novela para a Globo e para a Record?

Lauro: A Globo fez novelas maravilhosas quando o Boni era o diretor artístico. Não preciso citar os exemplos. Não havia formatos nem impedimentos. Todos os temas por mais arrojados que fossem eram bem recebidos. Com a saída do Boni, a emissora ficou pragmática, um olho no Ibope e outro também no Ibope e a qualidade e arrojo temático se perderam. A Record nos deu, até aqui toda liberdade de ação. Preocupa-se mais com detalhes do que com o geral e muitas novelas arrojadas e de qualidade voltaram a mostrar que é possível uma temática mais arrojada e que tangencie a realidade do país.

TVxTV: Houve de fato proposta para você trocar a Record pelo SBT ao final de Poder Paralelo? Seu novo contrato com a Record prevê quantas novelas ainda?

Lauro: Houve. O Del Rangel, diretor de telenovelas, me procurou, falando em um encontro urgente entre mim e o Sílvio Santos. Como eu estava com Poder Paralelo no ar não me parecia ético alimentar o assunto.

TVxTV: Quando você criou o serial killer Guri você já sabia qual personagem seria? Existe a chance de haver mais de um guri?

Lauro: Tinha três nomes em mente e, ao escrever as cenas, estava sempre atento para a ação desses personagens no momento do crime. O Guri não pode ser um personagem qualquer. Tem que haver uma lógica, uma explicação bem clara de por que ele age assim. Quem poderia matar a mamma Freda e por que?

TVxTV: Nós, mais novos, não tivemos a chance de assistir suas novelas mais antigas e que muitos dizem figurarem entre as melhores da história da dramaturgia. Mesmo assim, Poder Paralelo é considerada a melhor novela desta nova fase da Record, qual o sentimento em saber que você é responsável por uma produção tão magnífica?

Lauro: Considero Poder Paralelo a melhor produção da Record, mas logo será superada e felizmente! A cada novela melhores são as condições de trabalho da Record. O que a Record ainda não entendeu é que as novelas são as colunas básicas da programação de qualquer emissora aberta no Brasil. Sacrificar o horário e a estrutura de capítulos de uma novela é um tiro no pé! É matar a galinha dos ovos de ouro! São as novelas e não os reality shows, como Ídolos ou A Fazenda, que garantem a audiência da emissora junto ao grande público.

TVxTV: Sem considerar as suas novelas, qual a melhor novela que você já viu na vida?

Lauro: Beto Rockfeller. Eu jamais colocaria uma novela minha entre as que eu mais gostei. Isso é impossível. Para gostar de uma novela você tem que apreciá-la com total isenção. Não posso aplaudir aquilo que está dentro de mim e que compõe o meu universo. Se ouço uma frase que eu escrevi, a frase me soa como um eco, uma reiteração daquilo que eu penso. Como aplaudir a mim mesmo? Eu quero é ser surpreendido… e as minhas novelas só me surpreendem enquanto eu as escrevo. Nunca no veículo completo da TV.

TVxTV: Atualmente o horário nobre de novelas da Globo passa por uma série crise de audiência. Você acredita que Poder Paralelo teria chance de dar bons números na Globo?

Lauro: Acho que Poder Paralelo daria dignidade à Globo.

TVxTV: O Blog elegeu recentemente a atriz Paloma Duarte como a melhor de 2009 e para você qual o grande destaque do elenco de Poder Paralelo?

Lauro: Paloma Duarte é a melhor atriz de sua geração! Um monumento de sensibilidade e emoção! Tem beleza, sensualidade, inteligência, garra, uma grande profissional. Feliz a emissora de televisão que tem uma atriz deste nível! Quero trabalhar com ela o resto de minha vida. Se depender de mim ela vai envelhecer trabalhando comigo… (rsrsrs)

TVxTV: Você já trabalhou com grandes nomes da TV brasileira como Fernanda Montenegro em Zazá, mas há algum nome que você não tenha trabalhado e que gostaria muito de contar em algum trabalho?

Lauro: Eu adoraria fazer uma novela com o Fagundes. Fiz teatro e cinema com ele, nunca televisão! No teatro ele fez magistralmente uma peça de minha autoria “Sinal de Vida”. No cinema o filme do João Batista de Andrade, “A Próxima Vítima” onde eu fui roteirista. Será que ele está disposto a trabalhar comigo na Record?

TVxTV: Como funciona a pressão por números de audiência para um autor de novela? Você acompanha o Ibope de Poder Paralelo em tempo real?

Lauro: Acompanho às vezes, sem muita assiduidade. Mas quando o capítulo termina eu sempre quero saber a média do dia. Ficar de olho nos números enquanto a novela está no ar é mortificante, mas é um bom exercício de aprendizado…

TVxTV: É mito ou um autor negocia realmente os principais papéis de sua novela diretamente com os atores e atrizes? Você convidou pessoalmente alguém para participar de Poder Paralelo?

Lauro: Eu queria desde sempre o Gabriel e a Paloma na novela. E acertei em cheio em bater o pé firme para ter Miriam Freeland no papel da Lìgia e Adriana Garambone na Maura.

TVxTV: Enquanto autor, como é sua relação com os atores enquanto a novela está no ar?

Lauro: Em geral é muito boa! Adoro o casal Paloma-Gabriel (serei o padrinho do casamento deles, nada mais justo) : na vida real eles falam coisas que depois lêem nos meus capítulos… (assim me contaram…)

TVxTV: A Record recentemente produziu temporadas de Os Mutantes, de Tiago Santiago. Poder Paralelo pelo ritmo alucinante e com tantos personagens complexos, têm o perfil para muitos capítulos ainda. Você já pensou em fazer novas temporadas ou transformar em série?

Lauro: Não! Poder Paralelo termina definitivamente no dia 2 de março. Cansei de dar tantos tiros.

TVxTV: É opinião quase unânime de que, Nina é uma personagem muito sofrida, a típica mocinha que sofre do início ao fim. Ela é uma personagem difícil de se escrever se pensando na linda história de amor dela com o Pedro?

Lauro: Muito difícil. Mas é uma história que colou desde o primeiro momento. Não sou muito afeito a melodramas, mas essa história da Nina e do Pedro me pegou…

TVxTV: O grande diferencial de Poder Paralelo está, talvez, nos diálogos. Nunca se vê diálogos rasos e/ou sem importância. Como você consegue colocar apenas cenas importantes e com diálogos fortes num capítulo de quase uma hora?

Lauro: Escrevo esses diálogos com muita velocidade e sem meditar muito. Não há tempo. Acho que o diálogo é parte inerente de meu universo. Escrevo muito mais facilmente um diálogo do que essas mal traçadas linhas aqui…

TVxTV: Fernanda Lira é atriz na novela. Gravando cenas da novela, a personagem sempre faz críticas ao autor em virtude das cenas. Ela já criticou o fato do autor usar clichês e de colocar personagens para falarem sozinhos. O que você pensa de autores que utilizam-se dessas “licenças poéticas” em seus textos?

Lauro: Eu disse uma vez a um mau autor: “licença poética” é pretexto de quem não tem recursos para buscar soluções reais. Ele discordou de mim… rsrsrs

TVxTV: Atualmente você vê alguma novela fora da Record?

Lauro: Vejo trechos. Me interessei muito por Tempos Modernos por ser do Bosco Brasil um autor que admiro muito.

TVxTV: No livro, Honra ou Vendetta, Tony termina com Lígia. O público quer que ele termine com Fernanda e você já decidiu o destino do protagonista?

Lauro: No livro do Sílvio não existe a Fernanda Lira. Já decidi com quem Tony passara seus dias felizes para o resto da vida, além da última cena. Criei uma estrutura para a cena que tanto pode ser para Lígia como para Fernanda. A cena será gravada com as duas atrizes para esconder este gancho do público. Mas a minha decisão já está tomada. Ela é a que me foi ditada pela minha lógica a consciência.

TVxTV: Após muitos anos com os mesmos autores, as emissoras vêm renovando, a Record criou um concurso de autores e a Globo atualmente aposta em nomes menos consagrados em dois horários – as 6 e as 7. Você acha que a renovação vem trazendo bons nomes ou as novelas realmente passam por uma crise de criatividade?

Lauro: A renovação trouxe a grata presença do João Emanuel Carneiro. Mas outros nomes ainda não me empolgam. Estou na expectativa do trabalho do Bosco. Começou com grandes dificuldades, mas ele é um escritor de verdade. Vai encontrar o caminho… Prefiro o erro inicial do Bosco ao acerto de outros.
TVxTV: Muita gente critica a atuação de Marcelo Serrado como Bruno Vilar, em compensação, outros elogiam bastante. A composição de Bruno, de fato é complicada. O Marcelo foi o primeiro nome que surgiu ao criar o personagem?

Lauro: Foi. O Marcelo é um grande ator. Só me incomoda nele insistir em sujar o texto repetindo quinhentas vezes a palavra “calma”. Eu não escrevo nunca essa palavra por que os atores a todo momento a usam para preencher vazios.

TVxTV: Quantos colaboradores te ajudam a escrever Poder Paralelo? Exatamente como funciona isso? O que um colaborador faz exatamente? E como você seleciona o grupo de colaboradores?

Lauro: São 5 colaboradores. Em Poder Paralelo busquei nomes de São Paulo. Uma necessidade geográfica. Um colaborador em geral escrevem cenas pré-escaletadas pelo autor ou por outro colaborador.

TVxTV: Houve uma época em que saíram notícias de que você estaria insatisfeito com a Record pelas constantes mudanças de horário da novela, porém, pouco depois você renovou o contrato com a emissora. As mudanças te incomodaram? E você era avisado que haveria mudanças?

Lauro: Avisado ou não, as muitas mudanças de horários sempre confundem o telespectador. Poder Paralelo, há muito tempo, entra depois das 23 horas e termina depois da meia-noite. É a última novela exibida depois de seis, em toda a programação das emissoras abertas. Achei que não renovaria com a Record por este motivo. Eu já havia sofrido muito com Cidadão Brasileiro e a história se repete agora em Poder Paralelo. Cheguei a pensar: a cúpula da Record não gosta de meu trabalho. Me julgam um dissidente… Depois eu soube que não, que sou querido até pelo sr. Edir Macedo… e os demais me amam também…

TVxTV: Como você escolhe os personagens que serão mortos pelo Guri? Existe um padrão?

Lauro: Existe uma lógica, uma razão de ser.

TVxTV: A ideia de falar sobre a Máfia já havia surgido antes de começar a escrever “Poder Paralelo”?

Lauro: Já. Fiz Roda de Fogo na Globo, com o Marcílio Moraes, onde esse tema foi esboçado. Em O Salvador da Pátria o tema do narcotráfico também foi bastante explorado.

TVxTV: Muitas pessoas consideraram um risco abordar o tema “máfia” em uma novela. Já que os grandes filmes das histórias abordam este tema, como O Poderoso Chefão e Os Bons Companheiros. Essas pessoas acreditaram que o tema era muito complexo para se contar em novelas, mas você mostrou exatamente o oposto. Qual a maior dificuldade ao utilizar-se do tema com linguagem e estilo próprios e traduzi-los para uma telenovela?

Lauro: Poder Paralelo é baseado em um livro que tem uma excelente pesquisa e base muito real, que meu deu muita segurança. Todos os temas são possíveis para uma telenovela.

TVxTV: Já pensou em revisitar alguma novela sua mais antiga e fazer um remake?

Lauro: Já. De certa forma retomei Escalada e O Casarão em Cidadão Brasileiro, assim como Espelho Mágico em um núcleo de Poder Paralelo.

TVxTV: As “webnovelas” estão tomando conta da internet. Você já chegou a ler alguma? O que você pensa desse gênero?

Lauro: Não conheço.

TVxTV: Qual conselho você daria para quem quer ser um autor de novelas?

Lauro: Testar se tem mesmo talento e procurar ser um bom colaborador e aprender o que não sabe com o autor. O colaborador que pensa que sabe tudo, que se julga usado e explorado, é o que sabe menos… E quem não aproveita a oportunidade para aprender com um velho que já escreveu 24 novelas, é pouco inteligente.

TVxTV: Além de novelas, o que você vê na TV?

Lauro:
Jornalismo, de preferência o político. E filmes, muitos filmes na TV por assinatura.

TVxTV: Como é chegar a este período de sua carreira sendo considerado um dos maiores autores de telenovelas do Brasil?

Lauro: Normal.

TVxTV: Muito obrigado pela atenção. Deixe uma mensagem para os internautas que, claro são fãs do seu trabalho.

Lauro: Foi difícil, moçada. Muito difícil. Uma carreira cheia de sucessos e fracassos, uma história de vida solitária durante 24 anos… Mas… Sabendo que vocês são fãs de meu trabalho eu lhe digo… Valeu a minha solidão. Beijos, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário